Fale Conosco!
(11)2712-3594

TJSP inaugura novo fórum de Teodoro Sampaio

O Poder Judiciário de Teodoro Sampaio esteve em festa na última segunda-feira (20). Em solenidade que contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), desembargador José Renato Nalini, foi inaugurado o novo fórum da comarca. Na mesma cerimônia também aconteceram duas homenagens: ao patrono do fórum, desembargador José de Castro Duarte, e ao presidente Nalini, que recebeu o título de “Cidadão Teodorense”.

As novas instalações estão localizadas na Rua Manuel Guirado Segura, 2.080. O prédio é de propriedade do Poder Público, construído pela Secretaria da Justiça e pensado para atender às necessidades da comarca: são 2.300 m² de área construída e 10.752 m² de área total.

Para o juiz Vinícius Peretti Giongo, que foi diretor do fórum e recentemente assumiu o fórum de Presidente Bernardes, as novas instalações – mais amplas e modernas – proporcionarão melhores condições de trabalho e atendimento ao público. “O novo edifício permitirá que a população seja recebida pela Justiça de forma mais digna.”

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Teodoro Sampaio, Carlos Alberto Bosquê, disse que o novo prédio é uma conquista de toda comunidade teodorense. A promotora de Justiça da comarca, Maria Isabel El Maerrawi, parabenizou todos os envolvidos no trabalho e afirmou tratar-se de um momento importante para o Judiciário local.

Em seguida, o presidente da Câmara de Teodoro Sampaio, Claudecy Antonio dos Santos, conduziu sessão da Câmara Municipal que concedeu o título de “Cidadão Teodorense” ao presidente Renato Nalini. “Sinta-se bem-vindo entre nós.” O vereador Rosemiro Batista de Moura, autor do projeto, atestou que, de forma unânime, os vereadores aprovaram a homenagem. “Nalini é merecedor desta honraria, por tudo que fez pela Justiça paulista.” O prefeito Ailton Cesar Herling disse que a cidade estava lisonjeada ao ter um cidadão teodorense com a importância de Nalini. Sobre o novo fórum, afirmou: “Tenho certeza que, a partir de hoje, a Justiça local ganhou mais visibilidade e respeito perante a população.”

O secretário de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo Cesar, representando o governador Geraldo Alckmin, disse que as novas instalações são fruto do trabalho e união dos poderes Executivo e Judiciário. “É um fórum de arquitetura acolhedora, própria para a prestação jurisdicional.”

Ao discursar no encerramento da cerimônia, o presidente Nalini declarou sua gratidão com a homenagem recebida. “Tenho muita satisfação em me tornar teodorense, em nome do TJSP, um dos maiores municípios de São Paulo.” Também falou sobre o patrono, desembargador José de Castro Duarte: “É muito importante que as novas gerações saibam que a Justiça paulista é fruto da obra heroica de pessoas que merecem ter seus nomes reverenciados.” Sobre as novas instalações, declarou que o TJSP sempre dedicou atenção à comarca. “O Judiciário está presente aqui até em seu brasão, pois nele, a cor azul é a representação heráldica da Justiça.”

Também participaram da cerimônia a prefeita de Euclides da Cunha, Camila Teodoro Nicácio de Lima; o vereador de Teodoro Sampaio, Antonio Newton Ramos de Paula; o juiz diretor do fórum e da 5ª RAJ de Presidente Prudente, Antonio Roberto Sylla; o juiz diretor do fórum de Presidente Venceslau, Gabriel Medeiros, representando o presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis); o juiz diretor do fórum de Mirante do Paranapanema, Rodrigo Antonio Franzini Tanamati; o assessor parlamentar Sergio Antonio Maroto, representando o deputado estadual Mauro Bragato; o ex-prefeito de Teodoro Sampaio, Ademir Infante Gutierrez; o comandante do Policiamento do Interior – CPI-8, coronel PM Francisco Batista Leopoldo Júnior; o delegado de polícia Edmar Caparroz; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; juízes, integrantes do Ministério Público, advogados, autoridades civis e militares, secretários municipais, convidados e servidores.

 

        Teodoro Sampaio – Com 10.087 processos em andamento (8.845 na vara judicial e 1.242 no Juizado Especial Cível e Juizado Espacial Criminal), a comarca pertence a 5ª Região Administrativa Judiciária (RAJ), com sede em Presidente Prudente. A cidade tem 21.386 habitantes e pelo fórum passam cerca de 100 pessoas por dia, que são atendidas por 39 funcionários e um juiz. No próximo dia 23, o juiz Vandickson Soares Emidio, diretor do fórum de Rosana, assumirá também o fórum de Teodoro Sampaio.

Patrono – José de Castro Duarte nasceu em Eugenópolis (MG) em 1924. Trabalhou na Magistratura paulista por 36 anos, de 1954 até 1990. Foi presidente do antigo Tribunal de Alçada Criminal de São Paulo (biênio 1980/1981) e condecorado com o “Diploma e Medalha do Mérito Judiciário” em 1980. Faleceu em 24 de agosto de 1994.

Projeto CultivAR – Antes da solenidade, o presidente Nalini plantou uma muda de Ipê Rosa no jardim. A ação faz parte do projeto CultivAR, que tem a finalidade de contribuir para a qualidade de vida nas áreas urbanas e, ao mesmo tempo, estimular o reflorestamento.

Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – DI (texto) / AC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

Deixe um comentário