Fale Conosco!
(11)2712-3594

Você sabe como surgiu e o que faz um Advogado ?

Advogado

Advogado

O Advogado surgiu devido à necessidade humana de defesa, pois os pobres hipossuficientes e inocentes acabavam sendo vítimas de injustiças de todos os gêneros. Ante ao inconformismo de alguns abastados com as injustiças, passaram a exercer, gratuitamente, a defesa daqueles que por serem fracos tinham seus direitos desprezados.

A palavra Advogado, deriva da expressão em latim ‘ad vocatus’ o Advogado e quem foi chamado, ou seja, terceira pessoa que o litigante chamava perante o juízo para falar a seu favor ou defender o seu interesse.

Em outras palavras, o advogado é um profissional liberal, bacharel em Direito e autorizado pelas instituições competentes de cada país a exercer o jus postulandi, ou seja, a representação dos legítimos interesses das pessoas físicas ou jurídicas em juízo ou fora dele, quer entre si, quer ante o Estado.

O advogado é necessário para a administração da justiça, assegurando a defesa dos interesses de seu cliente em juízo.

Por essa razão, a advocacia não é simplesmente uma profissão, mas, um munus publicum, ou seja, um encargo público, já que, embora não seja agente estatal, compõe um dos elementos da administração democrática do Poder Judiciário.

No Brasil, a advocacia nasceu com a instalação de cursos jurídicos em Pernambuco e São Paulo.

Em 1994, a carreira do Advogado foi regulamentada por  meio da Lei nº 8.906, de 04.07.2004 denominado Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil, que definiu os direitos básicos em relação ao empregador, teto salarial, sucumbência, honorários e jornada de trabalho.

Advogado

Deixe um comentário